segunda-feira, 16 de maio de 2011

O QUE É CIBERATIVISMO?

Segundo David de Ugarte, um dos maiores referentes do ciberativismo em nível mundial: “É o uso de novas tecnologias da informação e a comunicação, especialmente a Internet como forma de expressão e participação social.”.
É uma forma de ativismo, realizado através dos meios eletrônicos, onde quem luta por um determinado ideal, seja de cunho ambiental, político ou social e faz disso uma causa, divulga suas idéias, abre espaço para discussões estabelecendo o que se chama de rede de solidariedade.
A velocidade e a modernidade no que diz respeito à divulgação das informações através da Internet despertaram nos ativistas o interesse de usufruir desse meio de comunicação para tornar conhecida sua idéias agregando adeptos no mundo inteiro ás suas causas.
Há pelo mundo inteiro muitos sites ciberativistas, todos com objetivo de disseminar suas idéias possibilitando que todos os internautas tenham acesso.
Voltando a citar Ugarte, ele explica: O ciberativismo não é uma técnica, senão uma estratégia. Fazemos ciberativismo quando publicamos na rede-num blog ou num site, procuramos que as pessoas que leiam avisem aos outros, ligando os seus próprios blogues ou recomendando a leitura, ou quando a gente manda um e-mail...
Todos estamos fazendo parte do ciberativismo, somente trata-se de conhecer melhor suas ferramentas e se animar a usá-las.

terça-feira, 10 de maio de 2011

WIKIPÉDIA? CONFIÁVEL OU NÃO?

 A melhor ilustração continua sendo a enciclopédia colaborativa "WIKIPÉDIA" segundo Primo e Ricuero.
  Todos sabemos que a WIKIPÉDIA é uma enciclopédia aberta, onde todas as pessoas do mundo inteiro contribuem para a escrita de artigos e qualquer usuário dela poderá editar os artigos já postados. É uma enciclopédia que realiza concretamente o que chamamos de COOPERAÇÃO na rede mundial de comunicação.
Reflexões, estudos e questionamentos tem sido feitos a respeito da Wikipédia quanto a sua confiabilidade, ou seja: Podemos de fato dar credibilidade as informações nela contidas? É possível confiar em conteúdos que são escritos anônima e coletivamente?
Os resultados de um estudo recentemente encomendado pela revista NATURE comparando WIKIPÉDIA X BRITÃNICA para tirar esta questão a limpo  obteve conclusões surpreendentes,ou seja que esta enciclopédia aberta é sim confiável. A revista destacou em seu artigo publicado, que a "principal característíca da WIKIPÉDIA, a da participação dos usuários, é justamente o que contribui para a melhoria e exatidão das informações, o que a torna séria e confiável".
Além dos estudos realizados pelos meios de comunicação sérios, também instituições cientificas tem abordado e dicutido o tema CREDIBILIDADE DA WIKIPÉDIA, e confirma-se que por reconhecerem que é uma enciclopédia na qual se pode confiar é que algumas dessas instituições dela participam e a aprovam.
É preciso diante de todos estes questionamentos termos dicernimento e conhecimento suficiente de que mesmo sendo uma enciclopédia de LIVRE ACESSO, pode certamente ser utilizada e contribuir para novas aprendizagens.
Então, vamos  usufruir de mais esta fonte riquíssima de informações e conhecimentos!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

COOPERAÇÃO

Nosso Blog irá cooperar no processo ensino aprendizagem através das sugestões de atividades nele contidas pois, permitirá aos professores principalmente das séries iniciais desenvolver vários trabalhos relacionados a diversidade textual.
Todo conteúdo  disponível tem como único objetivo promover a cooperação e o enriquecimento da prática pedagógica daqueles profissionais que dele usufruirem.