DIVERSIDADE TEXTUAL

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Diversidade textual: os gêneros na sala de aula

A diversidade textual é uma condição inescapável em qual-
quer sociedade, já que as pessoas têm de atender a variadas necessida-
des de interação verbal. Nesse sentido é que os inúmeros gêneros –
orais e escritos – surgem, modificam-se e desaparecem, para dar conta
dessas demandas sociais, relativas a eventos de letramento diversos.
Como sabemos, em nossa cultura, o papel de principal agência
de letramento é atribuído à escola. No entanto, essa instituição ainda
ensaia um projeto pedagógico que contemple a diversidade de gêne-
ros não como uma curiosidade, mas como um conjunto de manifesta-
ções socioculturais que merece ser conhecido, apreciado, recriado,
valorizado, enfim. Trata-se de um processo gradual e ininterrupto de
apropriação de saberes, de construção de conhecimentos,s o b r e e
nas práticas sociais em que os gêneros se inserem.

http://pt.scribd.com/doc/39256094/DIVERSIDADE-TEXTUAL-os-generos-na-sala-de-aula




Trabalhar a diversidade textual na escola




O trabalho envolvendo a diversidade textual e os gêneros literários tem sido um dos assuntos abordados ultimamente. Remete a esse a capacidade da melhora do índice de desenvolvimento educacional. Alguns programas estão sendo criados para atender a necessidade de formação dos professores para esse propósito. Porém nas escolas ainda vemos trabalhos pouco significantes envolvendo esse tema.

Uma das controversas a superar é o fato de que para os estudantes o fato de expressar suas idéias oralmente é uma atitude completamente normal que em qualquer atividade ocorre naturalmente sem transtorno, porém o fato de se colocar essas idéias em papel, na escrita isso torna-se uma dificuldade que leva a um trabalho árduo para o professor e bastante penoso para os alunos.

O fato é que os trabalhos envolvendo a produção textual na muitas vezes é feito de forma absoleta, enfocando, apenas o objetivo de se repetir uma forma corriqueira cheias de regras para se produzir algo muita vezes insignificantes para os alunos.


A variedade textual é sim, necessária para que a criança perceba os diferentes objetivos de um texto escrito e seu uso no dia-a dia, de acordo com nossas necessidades e oportunidades, porém o como isso deve ser colocado e proposto para os alunos que pode fazer o diferencial da aprendizagem significativa. Pois como é citado por Vygotsky.
... a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida." (Vygotsky, in Moll, 1996)


Neste sentido trabalhar a diversidade textual é não somente propor tarefas e mais tarefas, mas em primeiro lugar dar ao aluno a oportunidade de compreender a função social da escrita mediante a diversidade do texto. Para tanto é necessário que se tenha um bom propósito de linguagem e comunicação para tal escrita. Esse é o verdadeiro propósito da diversidade texto
“ a função social”. E é o professor que enquanto mediador da aprendizagem leva a verdadeira dimensão desse propósito para seu aluno, fazendo despertar nele o interesse pela escrita textual, oportunizando assim uma menor resistência e sofrimento a essa atividade, proporcionando assim a aprendizagem desejada.
Para o desenvolvimento de tais objetivos educacionais muitos se fala na organização didática das atividades. Os trabalhos com projetos didáticos tem sido abordado como uma metodologia de ensino capaz de promover a aprendizagem dessas.

Uma coisa é certa, como aborda Vygotsky, a necessidade, o significado são pressuposto essenciais para a compreensão. Precisamos fazer com que seja real e significativa tal atividade. Nisso os projetos didáticos podem assumir essa função, de tornar real e mais verdadeira essa atividade.

Muito dos profissionais da educação se questionam sobre o para que fazer, como fazer e se dar certo. Isso só podemos afirmar fazendo. Para cada um porém essa tarefa é realizada de acordo com seus pressupostos teóricos e metodológicos.

Fonte:http://joelmaed.blogspot.com/2009/08/trabalhar-diversidade-textual-na-escola_21.html