terça-feira, 10 de maio de 2011

WIKIPÉDIA? CONFIÁVEL OU NÃO?

 A melhor ilustração continua sendo a enciclopédia colaborativa "WIKIPÉDIA" segundo Primo e Ricuero.
  Todos sabemos que a WIKIPÉDIA é uma enciclopédia aberta, onde todas as pessoas do mundo inteiro contribuem para a escrita de artigos e qualquer usuário dela poderá editar os artigos já postados. É uma enciclopédia que realiza concretamente o que chamamos de COOPERAÇÃO na rede mundial de comunicação.
Reflexões, estudos e questionamentos tem sido feitos a respeito da Wikipédia quanto a sua confiabilidade, ou seja: Podemos de fato dar credibilidade as informações nela contidas? É possível confiar em conteúdos que são escritos anônima e coletivamente?
Os resultados de um estudo recentemente encomendado pela revista NATURE comparando WIKIPÉDIA X BRITÃNICA para tirar esta questão a limpo  obteve conclusões surpreendentes,ou seja que esta enciclopédia aberta é sim confiável. A revista destacou em seu artigo publicado, que a "principal característíca da WIKIPÉDIA, a da participação dos usuários, é justamente o que contribui para a melhoria e exatidão das informações, o que a torna séria e confiável".
Além dos estudos realizados pelos meios de comunicação sérios, também instituições cientificas tem abordado e dicutido o tema CREDIBILIDADE DA WIKIPÉDIA, e confirma-se que por reconhecerem que é uma enciclopédia na qual se pode confiar é que algumas dessas instituições dela participam e a aprovam.
É preciso diante de todos estes questionamentos termos dicernimento e conhecimento suficiente de que mesmo sendo uma enciclopédia de LIVRE ACESSO, pode certamente ser utilizada e contribuir para novas aprendizagens.
Então, vamos  usufruir de mais esta fonte riquíssima de informações e conhecimentos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário