DA TEORIA À PRÁTICA

Os vídeos postados nesta página, são o resultado de alguns trabalhos relacionados a leitura e escrita, realizado por alguns professores da nossa rede municipal de ensino. Estes trabalhos são uma amostra dos muitos outros  que mesmo não registrados são realizados  todos os dias pelos  profissionais que atuam nas unidades escolares de nosso município  priorizando  a leitura e escrita como função social e imprescíndível na vida cotidiana de nossos alunos.

Neste primeiro vídeo, temos um trabalho realizado por mim(Maria Teresa), com uma 4ª série que tive,onde desenvolvi um trabalho de TRANSPOSIÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL, partindo de uma história em quadrinhos. No vídeo explico o passo a passo que fiz com os alunos. Foi um trabalho muito interessante e que pude constatar o bom resultado.Valeu a pena! Ah! Esta turma eu comecei com eles desde a 1ª série e segui até concluirem a 4ª. Que saudade!!!




A Professora Rosane dos Santos apresenta aqui uma das suas ínumeras experiências da HORA DO CONTO:

Hora do Conto

Leitura em voz alta: (já é uma prática, agora precisa qualificá-la)
Objetivos:
  • Ampliar o repertório lingüístico;
  • Criar comportamento leitor;
  • Perceber a linguagem que se escreve;
  • Aprender a ouvir,
  • Conhecer a diversidade textual e
  • Apreciar bons textos.

O que costumam fazer antes, durante e depois da leitura em voz alta?

Antes:

    • Planejar a leitura: Selecionar os textos de qualidade; antecipar possibilidades de ampliação de conhecimento  - complexidade; a forma como vai ler; preparar o ambiente; possíveis discussões.
    Durante:
    • Contextualização sobre o que vai ler: apresentar o livro, a capa, o autor, editora, falar sobre o tema, ano de edição.
    • Aproximar as crianças dos  texto – antecipando sobre o que já conhecem sobre a temática, o autor, o gênero...
    • Ler

    Depois :
    • Comentar sobre, para apreciar,
    • Focar a discussão se for necessário,
    • Chamar atenção para forma
    • Criar um contexto de compartilhar sentidos para construir significados

    A leitura em voz alta não atende a todas as exigências para se formar um comportamento leitor e escritor. Necessita da Leitura Compartilhada para complementar.

    Vídeo: Hora do Conto - Menina bonita do laço de fita 
    Professora: Rosane  dos Santos


    A quarta versão da história de Chapeuzinho Vermelho
    Ao fazer o curso Letra e Vida (PROFA), a professora
     Luciana Ferreira,  pode compartilhar conosco o quão rica foi a sua aula na Educação Infantil, onde planejou e desenvolveu  uma sequencia didática. A princípio no decorrer de vários dias contou  aos alunos  três versões da história de Chapeuzinho Vermelho e   posteriormente  foi escriba da sala criando no coletivo a quarta versão.  São práticas didáticas que estão permeando e perpassando as rotinas dos nossos professores da rede Municipal de Salto Grande tanto na EMEI quanto no Ensino Fundamental, pois já perceberam o quanto ser escriba de seus alunos favorece para no processo ensino/aprendizagem. Confira você mesmo o depoimento da professora.




    Vídeo: Leitura Compartilhada - 4ª série /2.009
                    Desenvolvido pela professora: Maria Teresa Leme Figueira
    Leitura compartilhada:  cada um com o texto na mão para acompanhar.
    Objetivos:
    ·         Ampliar o repertório lingüístico;
    ·         Pensar sobre a forma escrita;
    ·         Discutir os recursos lingüísticos utilizado pelo escritor;
    ·         Apreciar bons textos;
    ·         Reler trechos para compreender melhor;
    ·         Antecipar situações;
    ·         Identificar o que está implícito no texto e
    ·         Discutir para melhor compreender.


    Passo a  passo para realização da situação didática de Leitura Compartilhada

    • Apresenta o livro.
    • Biografia da autora.
    • Contextualizar a obra.
    • O que o título sugere.
    • Leitura em voz alta.
    • Opinião pessoal sobre a obra, abre espaço para eles falarem.
    • Distribuir as cópias p/ LC.
    • Propor que enquanto acompanhem a leitura observem e grifem  o que a autora fez para deixar o texto tão bonito.
    • Iniciar a LC.
    • Retomar com a pergunta : Vocês anotaram o que autora fez para deixar o texto tão bonito?
    • Deixe eles se manifestarem.
    • Formular boas perguntas, como: Alguém pensou como o fulano? (aproximando idéias).
    • Pedir para que releiam a parte onde está sendo citado.
    • Chamar atenção para o ritmo.
    • Chamar atenção para o personagem.
    • Chamar atenção para época.
    • Chamar atenção para o espaço.
    • Se for o caso  chamar atenção para as repetições: Quais? Quando aparecem? Intencionalidade.
    • Tirando a forma como foi escrita, qual é a história?
    • Encerrar perguntando: Gostaram?
    • Recomenda-se para que busque conhecer outras obras da  autora.

    A leitura compartilha não substitui a leitura em voz alta pelo professor.





    http://praticasdeensinosg.blogspot.com