O CRAVO E A ROSA


Por que trabalhar com cantigas populares na sala de aula?


Leia o que a escritora Debora Amorim G. da Costa Maciel no livro Diversidade Textual- Proposta para a sala de aula (pg.19) escreve:


As cantigas populares são um gênero intersimiótico, ou seja, elas harmonizam ao mesmo tempo linguagem verbal e a musical (ritmo e melodia).
As cantigas são gêneros passados oralmente, de geração em geração, em brincadeiras infantis. São parte das manifestações populares da cultura e marcam a lembrança de adultos e crianças,por isso devem ser trabalhadas na escola.
Por serem textos curtos e de estilo simples, as cantigas populares, podem oportunizar as crianças especialmente as de series iniciais, espaços de interação efetiva, valorizando as experiências significativas de linguagem. A natureza lúdica, das cantigas populares, ajuda no trabalho com sílabas, rimas, reescrituras, paródias musicais etc. Pelo fato de as crianças as memorizarem com facilidade ou já saberem de cor, o trabalho com as cantigas populares ajuda a focalizar atenção na pauta escrita e favorece a reflexão sobre as palavras, as sílabas e os segmentos menores, as letras. Brincar com as palavras por meio das cantigas populares é um ótimo recurso para ajudar no processo de alfabetização e letramento.
O gênero cantiga pode ligar o lúdico ao ensino-aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade, desde que haja objetivos claros para as atividades. Além disso, a exploração das cantigas na sala de aula amplia os conhecimentos dos alunos acerca da cultura popular e incentiva o gosto pelo gênero.    


Escolhemos uma das cantigas mais populares para apresentarmos uma sequencia de atividades didáticas que poderão ser desenvolvidas em sala de aula com séries iniciais

baudoeducador.blogspot.com


dicasmil.com.br

Algumas atividades:



vida-vivendocomarte.blogspot.com



Fiz um quadro de pregas para desenvolver o trabalho com formação de frases e cantigas. Meu objetivo é trabalhar a segmentação das palavras nas frases e a leitura. Eu escrevo cada palavra da música (com letra bastão na frente e no verso com letra cursiva) e à medida que os alunos cantam eu solicito uma criança para descobrir qual é a palavra, fazer a leitura e mostrar aos colegas para que juntos façam leitura. Depois o próprio aluno coloca a palavra no quadro. Eles adoram essa atividade.

http://alfabetizacaofavodemel.blogspot.com/2009/09/cantiga-o-cravo-brigou-com-rosa.html




 Livro Linhas e Entrelinhas pg.85,86
















elainecristinailustra.arteblog.com.br


Confira outros materiais relacionados com a cantiga que você poderá utilizar:



leiladasilvapereira.blogspot.com
esticando.wordpress.com
submarino.com.br

Esperamos que colha muitas flores com estas sugestões!!!

FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME

NAS MÃOS QUE OFERECEM 

NAS MÃOS QUE SABEM SER GENEROSAS!!!!!!!!!