LEITURA E ESCRITA

O trabalho com a diversidade textual está embasado na leitura e escrita,por isto
através dessa leitura, você professor terá acesso a um rico material de orientação e reflexão com algumas propostas para se trabalhar com leitura e escrita na escola.

MANDAMENTOS, OU ALGUMAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA.

FONTE; Cadernos da TV Escola-Viagens de Leitura-páginas-55 a 58

 ·        O professor que trabalha com leitura e escrita deve atender a uma premissa básica: ele tem que ser, antes de mais nada, UM BOM LEITOR, e tem que GOSTAR DE PRODUZIR ESCRITAS. Ele deve ler textos de diferentes naturezas; ler tais textos de formas também diferentes, já que lemos para nos distrair, ampliar conhecimento, para sentirmos prazer estético,no caso,com textos literários de ficção e poemas.

A leitura na escola é uma atividade individual, mas fundamentalmente social. É importante, pois que grupos de alunos criem, por exemplo, coletivamente uma história e que um dos textos seja eleito e lido para toda classe.È importante também que as crianças contem histórias aos colegas e ao professor. Que ditem,essa história ao professor. O texto anotado pelo professor deverá ser trabalhado, e assim, vamos ensinando aos pequenos, através de contínuas negociações (aluno-aluno, aluno-professor), como se dá a complexa passagem da fala, da língua oral para a escrita. Essa passagem não é automática e exige várias operações cognitivas e lingüísticas, já que a escrita é uma representação da fala.



·        Na vida e na escola,não lemos só livros. Temos que ler outros tipos de escritos e que aparecem em diferentes contextos: na rua,em casa, na escola, nos veículos de comunicação.Temos escritos nas embalagens de produtos diversos, nos anúncios de rua, de jornais, de revistas. Temos mensagens escritas em placas, em out-doors, etc. Cabe a escola trabalhar estes textos que circulam, de forma aleatória, no entorno das crianças e de todos.


·        Quando um livro chega até nós, ele já fez um caminho muito longo. Já passou por muitas instâncias e por muitas mãos. Do escritor e do ilustrador, por exemplo,  ele vai para o processo de produção gráfica. È  fundamental que as crianças, desde cedo, comecem a conhecer algumas interfaces do processo, para terem consciência dele quando estiverem com um livro nas mãos.

·        Nem sempre os textos nos são transmitidos por escrito. ´É o caso dosPROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES  que passam oralmente entre os grupos, através dos tempos. Os alunos, com a ajuda do professor, podem coletar e pesquisar ditados e provérbios, traze-los para a classe e trabalhar oralmente com eles,desenvolvendo-os depois por escrito, recriando-os ou inventando ditos novos 
A sala de aula não é o único lugar para se ler.e É muito importante ler também na biblioteca. Ver os muitos livros da biblioteca, mexer neles, examina-los. Lendo na biblioteca, podemos também trocar idéias com nossos colegas e com o professor sobre a história, sobre as personagens e sobre a escrita do autor da história. E assim o professor e os alunos ampliam o alcance da leitura.

·        Alguns textos não contam histórias ficcionais. Eles, antes orientam os leitores sobre como proceder em determinadas situações. São  textos que passam INSTRUÇÕES: sobre as regras de um jogo, sobre a montagem de um objeto, sobre como tomar um medicamento.
È preciso que professor e os alunos estejam atentos a esses textos. São fundamentais para a nossa vida cotidiana.

A comunicação e a informação ocorrem hoje, por meio de muitos veículos, além da escola. Temos os jornais, os quadrinhos, o rádio, os CDs, a TV, o computador, os CDs Rom. É importante também aprender  a ler os textos desses veículos, já que eles obedecem a outras regras para serem construídos.

Além de tais textos que circulam por um determinado veículo o professor deve trabalhar com CONTOS DE FADA, LENDAS E CRÕNICAS. Os contos de fada e as lendas podem ser trabalhados na inserção de várias linguagens. Podem ser contados e ouvidos; vistos e lidos. Mexe-se, dessa forma, com o mágico, o maravilhoso, integrando, a um só tempo, múltiplas linguagens. (livro, vídeo, CD ).As crônicas, que devem ser curtas, pode-se oferecer aos alunos partes das histórias ( ou o começo, ou o meio,  ou o final )


Além das narrativas ficcionais,dos textos informativos e de instrução, além dos escritos que circulam no contexto de nossas vidas, é PRIMORDIAL trabalhar com a LEITURA DE TEXTOS POETICOS. O professor e os alunos podem explorar os aspectos lúdicos, os jogos sonoros e gráficos, as rimas, o ritmo de poemas, os recursos como aliterações, assonâncias e figuras, próprios ao texto poético que se constrói diferentemente dos demais textos.