segunda-feira, 16 de maio de 2011

O QUE É CIBERATIVISMO?

Segundo David de Ugarte, um dos maiores referentes do ciberativismo em nível mundial: “É o uso de novas tecnologias da informação e a comunicação, especialmente a Internet como forma de expressão e participação social.”.
É uma forma de ativismo, realizado através dos meios eletrônicos, onde quem luta por um determinado ideal, seja de cunho ambiental, político ou social e faz disso uma causa, divulga suas idéias, abre espaço para discussões estabelecendo o que se chama de rede de solidariedade.
A velocidade e a modernidade no que diz respeito à divulgação das informações através da Internet despertaram nos ativistas o interesse de usufruir desse meio de comunicação para tornar conhecida sua idéias agregando adeptos no mundo inteiro ás suas causas.
Há pelo mundo inteiro muitos sites ciberativistas, todos com objetivo de disseminar suas idéias possibilitando que todos os internautas tenham acesso.
Voltando a citar Ugarte, ele explica: O ciberativismo não é uma técnica, senão uma estratégia. Fazemos ciberativismo quando publicamos na rede-num blog ou num site, procuramos que as pessoas que leiam avisem aos outros, ligando os seus próprios blogues ou recomendando a leitura, ou quando a gente manda um e-mail...
Todos estamos fazendo parte do ciberativismo, somente trata-se de conhecer melhor suas ferramentas e se animar a usá-las.

Um comentário: